• Fábio Chitolina

Comprei um produto na loja e não gostei, posso Devolver? Entenda.

Atualizado: 7 de mai.

Comprou um produto na loja, e não gostou? Saiba quando você pode devolver.

devolvendo um produto na loja

Então você foi até uma loja física, escolheu algo, comprou, chegou em casa e resolveu que não gostou mais do produto e quer devolver, será que é possível?


Bom, aqui estamos tratando de uma compra em loja física, caso você tenha comprado o seu produto pelo telefone/internet, aí recomendo você olhar este post que eu fiz sobre o assunto:


https://www.sostrabalhador.com/post/comprei-um-produto-pela-internet-me-arrependi-e-agora


Seguimos, então, com relação à compra realizada dentro de uma loja física.


O estabelecimento, onde você comprou o produto, não é obrigado a aceitar a devolução da compra, portanto, pode ser sim que você tenha que ficar definitivamente com a mercadoria.

Isso vale mesmo que você tenha comprado um produto de numeração errada (o que ocorre muito com roupas e calçados), ou seja, a loja não é obrigada a trocar a peça por outra de tamanho diferente.

Claro que, muitas lojas adotam uma política própria para troca de produtos, dando esta flexibilidade, com vistas de manter um bom relacionamento com os seus clientes, mas saiba que esta não é a regra.

Não há na lei brasileira nenhuma regra que determine que a loja deva cancelar uma compra por desistência ou arrependimento do cliente, quando o produto for adquirido em loja física.


Agora, caso o produto que você comprou apresente algum defeito que não tenha possibilidade de reparo, aí sim você poderá devolver o produto, cancelar a compra e solicitar o seu dinheiro de volta.

Também temos a situação que comentei no início deste post, quando o produto é comprado pela internet, telefone ou oferecido na sua casa. Nestas situações, o cliente tem direito ao arrependimento, portanto, poderá devolver o produto em até sete dias após o seu recebimento.

Em resumo, se você comprou um produto na loja física e se arrependeu, não será possível realizar o cancelamento da compra, a não ser que a loja tenha uma política própria de devolução ou troca por outro produto.

Então a dica que dou é: cuidado, não compre por impulso na loja física, pense duas vezes e decida, pois você corre o risco de não poder cancelar a compra e nem de trocar o produto, caso se arrependa!

Espero que tenha lhe ajudado! Abraço!


Quer saber mais? Veja estas perguntas e respostas sobre o assunto:


1. Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?

Não é possível desistir da compra na loja física. Isso só é possível, caso o produto tenha apresentado defeito e que não tenha possibilidade de ser realizado o seu conserto.


2. É possível devolver um produto comprado na loja física?

Não é possível devolver. Porém, muitas lojas dão a possibilidade de trocar o produto por um outro, porém esta é uma política interna da loja, ou seja, não é a regra geral.


3. Quando o consumidor tem direito ao cancelamento da compra realizada na loja física e à devolução do seu dinheiro?

Apenas quando o produto apresentar um defeito e que não seja possível realizar o seu conserto. Quando é possível o conserto, a loja poderá realizar o reparo e terá o prazo de 30 dias para devolver o produto.