• Sandra Fank

Dinheiro esquecido, como faço para resgatar os valores?

Atualizado: 19 de abr.

Saiba agora, como solicitar o resgate dos valores esquecidos nos bancos!

Chegou o tão esperado momento: a partir desta segunda, dia 07/03, terá início a primeira fase do resgate dos valores ‘esquecidos’.


Se você faz parte dos 28 milhões de brasileiros e/ou empresas que tem dinheiro para receber, fizemos um passo a passo para lhe ajudar nesta etapa:


1) Primeiro, você deverá acessar o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/, na data e período que foi lhe informado no momento da primeira consulta (quando você acessou para saber se tinha ou não dinheiro para receber, lembra?)

2) Em seguida, deverá fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro);


3) Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade;

4) Consultar: a) o valor a receber; b) a instituição que deve devolver o valor; c) a origem do valor a receber; e d) informações adicionais, quando for o caso.

5) O sistema indicará as opções:

a) "Solicitar por aqui": significa que a instituição oferece a devolução do valor via PIX no prazo de até 12 dias úteis. Neste caso, você irá selecionar uma das chaves Pix e informar os seus dados pessoais. Mas atenção: guarde bem o número de protocolo, caso precisar entrar em contato com a instituição.

b) "Solicitar via instituição": significa que a instituição não oferece a devolução por PIX. Neste caso, você precisará contatar diretamente a instituição, pelo telefone ou e-mail informado, para combinar a forma de devolução do valor.


Fique atento: estas etapas só poderão ser realizadas na data e horário informado na primeira consulta, caso contrário, você terá que voltar para a repescagem, de acordo com o calendário abaixo:

Nascidos antes de 1968: Poderão retornar a pesquisa em 12/3;

Nascidos entre 1968 e 1983: Poderão retornar a pesquisa em 19/3;

Nascidos após 1983: Poderão retornar a pesquisa em 26/3;


Se este artigo foi útil, curta, comente e compartilhe com os amigos!


Espero ter lhe ajudado!