Tabela da Periculosidade em 2024: Como calcular o Valor!

Compartilhe com os Amigos:

Acesse agora a Tabela da Periculosidade para o ano de 2024 e Veja como calcular o seu Valor. Leia e saiba mais!

O adicional de periculosidade deve ser pago a todo trabalhador que labore em atividades que lhe mantenham em exposição ao risco de perigo, entenda quais são:

Elétrico, quando o trabalhador labora com risco de choque elétrico;

Inflamáveis, quando o empregado trabalha com ou próximo a produtos inflamáveis;

Motoboys e trabalhadores que laborem fazendo uso de motocicleta;

Todo trabalhador que labore nestas condições, consideradas perigosas pela lei, deverá receber o adicional de periculosidade.

Qual é o valor do adicional de Periculosidade em 2024?

O valor do adicional de periculosidade para o ano de 2024 é de 30% e deve ser calculado sobre o salário base do trabalhador.

Lembrando que não houve mudanças na legislação da Periculosidade e, portanto, o adicional vigente continua sendo o mesmo dos últimos anos.

E como faço o Cálculo da Periculosidade?

Para fazer o cálculo do adicional de periculosidade é fácil, veja agora:

Primeiro verifique qual é o seu salário base, na sua folha de pagamento. Por exemplo, vamos supor que você receba R$2.000,00 de salário base. Neste caso, o adicional é de 30%, que vai corresponder ao valor de R$600,00.

Logo, na sua folha de pagamento, deve constar o item “Periculosidade” e, ao lado, o valor do pagamento, que será de 30% sobre o salário.

E atenção! A periculosidade também incide sobre o pagamento de horas extras, férias, décimo terceiro salário e FGTS!

Ou seja, estas verbas também ficarão com um valor maior em razão do adicional de periculosidade.

Portanto, confira na sua folha de pagamento se o seu empregador está cumprindo com o pagamento de forma correta!

Como faço para cobrar o adicional de Periculosidade?

Se você trabalhou em situaçoes perigosas, conforme já comentamos, saiba que você poderá dar entrada em um processo trabalhista para cobrar o adicional de periculosidade, caso seu empregador não tenha lhe pago o adicional.

Para isso, é MUITO IMPORTANTE, que você reúna algumas provas, para demonstrar na justiça que você trabalhou nestas condições.

Isso porque, em muitos processos, as empresas costumam mentir, muitas vezes alegando que o trabalhador NÃO trabalhava sob condição periculosa, e fazem isso com interesse ÚNICO de que a justiça lhe negue este direito ao adicional!

Mas preste muita atenção, nós podemos evitar isso! Para você não correr este risco, lhe indico reunir as seguintes provas:

  1. Fotografe mostrando o seu ambiente de trabalho, pode ser fotografias do local onde ficam armazenados os inflamáveis, rótulos de produtos, fotografe o risco elétrico, ou ainda, junte outras provas que demonstrem a periculosidade.
  2. Caso você acesse área de risco, com inflamáveis ou risco elétrico, fotografe também, para demonstrar que você tinha acesso a estas áreas.

Portanto, reúna tudo o que você tiver de provas que lhe ajude a demonstrar que você trabalhava em ambiente considerado perigoso, pois isso lhe ajudará muito, caso você ingresse com um processo trabalhista para cobrar a periculosidade.

Lhe garanto que, após você guardar todas estas provas, será mais tranquilo caso você opte futuramente em dar entrada em uma ação para cobrar este seu direito.

Para finalizar, caso você pretenda ingressar com um processo trabalhista, recomendo consultar com um advogado trabalhista, pois ele poderá analisar melhor o seu caso e, se for necessário, poderá dar entrada em uma ação trabalhista.

Caso este artigo lhe ajudou, compartilhe com seus amigos e colegas, muitos não sabem deste direito!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

Abraço e lhe desejo boa sorte!

Imagem de Freepik

Compartilhe com os Amigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *